Desafio

Publicado: 21 de dezembro de 2010 por Kzuza em Cotidiano
Tags:,

Outro dia vi pela enésima vez uma reportagem na TV sobre os maus serviços prestados por oficinas mecânicas. Sabe aquela história do cara que solta alguma coisa no carro, propositalmente, só para apresentar algum defeito, e leva na oficina para testar a honestidade e a capacidade do pessoal? Então, era isso. Só em uma oficina visitada o cara descobriu na hora e nem cobrou nada para colocar o dispositivo no lugar certo. E ainda perguntou: alguém soltou de propósito?

Enfim, isso me fez refletir sobre uma coisa sobre a qual tenho pensado há muito tempo: em qual tipo de serviço nós, brasileiros, somos excelentes? Digo, somos um povo de 190 milhões de pessoas. Em alguma coisa aqui nós devemos ser bons, certo? Então: qual serviço prestado no Brasil merece nota 10?

Se você, assim como eu, não tem resposta para a pergunta acima, parabéns!

Vamos lá. Somos o país do futebol, certo? Errado. Nosso futebol é uma merda. Mal organizado. Dirigido por uma emissora de televisão. Somos um país de jogadores talentosos, só. Jogadores que são vendidos para o exterior cada vez mais cedo. Por que? Porque o nosso futebol é muito pior que o europeu.

Então somos um povo receptivo. Nossa hospitalidade é de primeira. Nossos hotéis e nossa rede de turismo são as melhores do mundo. Errado. Se quer excelência em serviços de turismo, vá para Dubai. Vá para Paris. Somos apenas um país abençoado por Deus e lindo por natureza. O pessoal vem para cá pelas belezas naturais e pela mulherada fácil, não pelo serviço de primeira.

E as telecomunicações? Conhece alguma empresa de telefonia, fixa ou móvel, ou de TV por assinatura, ou de Internet, que seja excelente?

Transportes? Alguma companhia aérea de primeira? E ferroviária? Tá bom, peguei pesado, não temos trens que possam justificar qualquer coisa.

Saúde? Educação? Sem comentários.

Trabalho com desenvolvimento de software há 12 anos. TI, meu caro. E não conheço nenhuma empresa com excelentes serviços aqui no Brasil. Nem eu, e nem nenhuma das pessoas que conheci durante todo esse tempo. E aposto um dedo do pé que você, leitor, também não conhece.

Enfim, somos um país medíocre, com serviços medíocres. Brasileiro é um povo acostumado ao que é ruim. E assim vai continuar para sempre. Não somos exigentes em nada. Não exigimos qualidade. Aliás, sequer exigimos que o mínimo do serviço seja prestado. Vôos decolando no horário não é nenhum luxo, é obrigação. Celular com sinal 100% do tempo na maior cidade do país não é luxo, é obrigação. Internet disponível por pelo menos 99,9% do tempo não é luxo, é obrigação. E assim vai.

Mas não. Nós brasileiros nos contentamos com pouco. E não queira tentar me convencer do contrário.

comentários
  1. pilas disse:

    que mais?

    Curtir

  2. Mj. Logan disse:

    A Embraer faz excelentes aviões, e a GVT presta um serviço de telecom muito elogiado na sua região. Se chegar a sp com a mesma qualidade, será a prova de que sim, é possível.

    Curtir

    • Kzuza disse:

      Tá aí um comentário inteligente. Embora a questão do texto se referisse à serviços e não à produtos, concordo em relação à qualidade da Embraer.

      Quanto à GVT, eu desconheço, mas vou pesquisar. Pode ser sim a prova de que é possível!

      Curtir

  3. odeio quando está certo.

    Curtir

Deixe um comentário