Cansei!

Publicado: 29 de maio de 2017 por Kzuza em Política

Esse é um post de despedida. Talvez não um “adeus”, mas um “até um dia”! Eu, Zuza, estou me despedindo dos assuntos relacionados à política. Ao menos nesse blog e na nossa página no Facebook. Eu desisti. Cansei. Esse fardo é pesado demais para mim.

Já tinha feito isso há um tempo atrás. Removi todas minhas ‘curtidas’ e ‘seguidas’ no Facebook em páginas e em pessoas que falavam sobre política (independente da ideologia – direita ou esquerda). Parei de escrever. Confesso: eu me senti muito bem. Mas bastante gente me questionou, pediu para que eu voltasse. Retomei as atividades no início desse ano. Voltei com as curtidas, criei a página do MF no Facebook, passei a pesquisar mais.

Mas essa semana, o desânimo voltou. Já bloqueei todo mundo novamente no meu Facebook. Agora só tem vídeo engraçado, crianças fofinhas, assuntos da família e vídeos de gatos. Chegou a vez de me despedir desse assunto também na MF. E por isso estou escrevendo.

Você talvez se pergunte: mas por quê? Eu explico.

Em primeiro lugar, o momento turbulento que nosso país está passando. É impossível para mim acompanhar tudo o que está acontecendo, pesquisar, me informar e fazer um julgamento racional. Por incrível que pareça, acho isso sempre necessário, não consigo ser superficial. Mas com o meu trabalho pegando fogo, onde não consigo parar muitas vezes nem para tomar um café, como consigo fazer isso? Não tenho pique para chegar em casa e me inteirar de tudo o que rolou durante o dia (e olha que não têm sido poucas coisas).

Em segundo lugar, e onde reside o principal motivo dessa minha renúncia à política, está o altíssimo grau de desonestidade intelectual das pessoas. Quando o problema é falta de acesso à informação, eu até entendo o fulano ser ignorante. Mas quando o problema é falta de honestidade (para não dizer um excesso de filhadaputagem mesmo), aí não tem perdão.

O nível da discussão chegou a graus tão absurdos que houve gente semana passada que chegou a defender a manutenção da cracolândia. O mesmo povo que defendeu a cidade pixada chegou agora a defender, veja só, um antro de criminalidade, tráfico de drogas e de viciados em crack. Quando li esse texto aqui, minha ficha caiu e pensei: agora não falta mais nada.

Como disse para um amigo, não importa o que o atual prefeito faça em relação à cracolândia. O problema não está no QUE ele faz: o problema é que é ele QUEM faz. E aí os órfãos do ex-prefeito das ciclofaixas surgem para bradar contra qualquer ação do atual gestor.

O mesmo raciocínio imbecil se repete em nível nacional. As gravíssimas denúncias contra o atual mandatário, dignas de mais um pedido de abertura de impeachment, inflamaram um discurso absurdo pedindo eleições diretas, passando por cima da Constituição Federal para fazer valer a vontade da horda órfã da ex-presidenta.

Enfim, cansei de escrever para convertidos. A gente que lê e entende meus textos não precisa mais deles. Quem mais deveria ler e entender algumas coisinhas simples que eu coloco nesse espaço está pouco se fodendo para isso, porque pensar dói um pouco e, mais importante que pensar, é estar ao lado dos que parecem bonzinhos. Mais importante é ficar bem com os amiguinhos da classe média alta do condomínio e da faculdade. Importante mesmo é repetir jargões. É parecer bom. É dizer que ter boas intenções, mesmo que suas ideias sejam comprovadamente fadadas ao fracasso.

Meu sonho agora, como diria um conhecido meu, é chegar a um nível de ignorância política onde eu não saiba sequer quem é o presidente da república.

Vou voltar aos meus livros de filosofia… Até breve!

comentários
  1. Gisela disse:

    Também me cansei. Só posto fofices. Não dá pra se aprofundar em pensamentos e ideias rasas…

    Curtir

Deixe um comentário

