Interesse próprio não é egoísmo

Publicado: 22 de abril de 2015 por Kzuza em Economia, liberalismo
Tags:,

kardecLi um texto hoje de Gary Galles, para o Instituto Ludwig von Mises Brasil, com o título Individualismo e interesse próprio não são egoísmo.

Você deve ler o texto inteiro, mas para ajudar eu extraí alguns trechos que achei muito inteligentes:

Quando Madre Teresa, por exemplo, utilizou seu Prêmio Nobel para construir um hospital para leprosos, ela estava agindo de acordo com seu interesse próprio, pois tais recursos foram utilizados para efetuar algo com o qual ela se importava. Mas ela não agiu de maneira egoísta.

O que pouca gente entende é que os seres humanos são, em sua maioria, muito mais sensíveis às mazelas dos demais espontaneamente do que quando forçados a isso. O que quero dizer é que as pessoas se prontificam muito mais a ajudar as demais de forma espontânea do que quando são forçadas a isso por algum motivo.

[Adam Smith] conclui que “restringir nossas emoções egoístas e satisfazer as emoções benevolentes é o que constitui a perfeição da natureza humana.” Em outras palavras, nosso interesse individual inclui o aprofundamento da nossa natureza benevolente.

É basicamente o que disse Allan Kardec na citação incluída no início desse texto.

Os ataques vêm de pessoas que pensam que suas preferências subjetivas deveriam se sobrepor às preferências dos proprietários e da maneira como estes controlam suas propriedades.  Para essas pessoas, os proprietários e suas respectivas propriedades devem ser, por meio da coerção do estado, domados, subjugados e forçados a se adaptar a essa visão redistributivista do mundo.  A intenção desses pretensos reformadores é simplesmente impor, à força, suas preferências sobre terceiros.

Ao agirem assim, eles paradoxalmente não parecem perceber que tal comportamento é a exata definição da ganância que eles tanto criticam.

Essa é uma conclusão perfeita, mas que machuca muita gente. Não é nada fácil para muita gente aceitar isso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s