O Senhor Temaki, parte 2

Publicado: 5 de dezembro de 2014 por Mathias em Economia, Política
Tags:, , , , ,

temaki_sushi

Dando continuidade ao post anterior, me surge a seguinte questão.

Por que o Sr Temaki faz sucesso e os demais estabelecimentos não? ou então. Por que os consumidores escolheram aquele Temaki numa galeria com diversas opções?

A livre escolha, a economia de mercado! A mão invisível que Adam Smith esmiuçou em “A riqueza das nações”, a interação dos indivíduos resultando numa ordem espontânea sem necessidade de uma entidade coordenadora, a oferta e a demanda garantindo a melhor alocação de recursos!

A recompensa do sucesso do Sr Temaki é o merecido lucro, o dono arriscou como os demais arriscaram, ele conquistou o sucesso, os demais a falência e um belo prejuízo, faz parte do jogo como o resultado de erros. Faliram porque não criaram um bom produto ou este não despertou interesse da galera.

Diferentemente de empresas estatais a falência não é recompensada com mais dinheiro em caixa pago por nós, a falência recai somente no bolso do dono, como deve ser.

Amanhã pode aparecer uma pessoa com um produto melhor, mais barato e que dê mais lucro que o Sr Temaki, então ele precisará melhorar seu negócio para não falir também. A destruição criadora conceituada por Schumpeter, em seu livro Capitalismo, Socialismo e Democracia mostra como o processo de inovação numa economia de mercado destrói empresas velhas e antigos modelos de negócio.

Imagine quantas fábricas de velas foram fechadas quando a energia elétrica foi criada, quantas fábricas de carroças foram fechadas quando Ford criou o modelo T, se você tem mais de 30 anos vai se lembrar da Olivetti e suas lindíssimas máquinas de escrever! Agora imagine quantas novas indústrias foram abertas, quantos empregos foram criados, quantas inovações facilitam nossas vidas e a cada ano mais e mais inovações melhoram o mundo!

Lembre que a uns 30 anos um moleque chamado Bill Gates, numa garagem desbancou a IBM, que era a mais poderosa empresa de computadores do mundo!

Imagine que a 10 anos atrás um judeuzinho num quarto da Universidade de Havard criou uma rede social que desbancou a poderosa Google e seu Orkut, hoje desativado!

A Samsung não era uma potência mundial a 10 anos atrás hoje é a maior fabricante de celulares/smartphone e televisores do mundo, desbancando as poderosas Nokia, Motorola, Ericsson e Sony… e botando medo em Steve Jobs e Apple.

Não precisa imaginar… é realidade!

Fui!

Mathias.

Anúncios
comentários
  1. Kzuza disse:

    Você lembra o q era a Kodak na década de 90? A empresa considerou q sua queda de faturamento na década de 2000 foi devido à redução no turismo por causa dos atentados de 2001. Ignoraram a fotografia digital…. deu no que deu…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s