Thomas Piketty e a arte de enganar

Publicado: 1 de dezembro de 2014 por Kzuza em Economia
Tags:

Li muitos comentários nos últimos dias a respeito do livro do francês Thomas Piketty entitulado “O Capital do Século XXI”. Muita gente de esquerda moderna anda idolatrando o cara, mesmo sem sequer ler o livro. É bem conveniente mesmo idolatrar um cara que se diz inimigo dos ricos e amigo dos pobres, mesmo sem ter lido a opinião detalhada dele. É como a direita idolatrar qualquer coisa que venha de Olavo de Carvalho, sem entender que ele também fala muita coisa duvidosa.

O primeiro texto que li a respeito do livro foi esse aqui. Particularmente, não o considero um dos melhores textos publicados no Mises Brasil, mas uma frase me chamou muito a atenção:

Ludwig von Mises demonstrou, há quase 100 anos, que uma economia gerenciada pelo  estado simplesmente não tem como funcionar, pois, entre outros problemas, ela não é capaz de estabelecer preços racionais. Só uma economia guiada pelos consumidores pode fazer isso.  Os socialistas têm tentado refutar a tese de Mises desde então, mas nunca conseguiram. Piketty deveria ao menos ler Mises.

Então fui tentar me aprofundar no assunto. Muita gente andou compartilhando esse texto aqui nas redes sociais. Para socialistas de plantão, um prato cheio. Mas então, por que não olhar o próprio livro do cara e extrair de lá o que ele realmente quis dizer?

Foi então que fiquei estarrecido com a quantidade de absurdos propagados pelo economista francês no seu livro. Você pode ler aqui e entender o motivo da minha indignação.

Se você ainda não entendeu, vamos lá. Ele quer desestimular a criação de fortunas. Ou seja, ele quer que não existam ricos. Para os que já existem, a alternativa proposta por ele é taxar as fortunas e as heranças, de modo a promover uma possível desigualdade social menor. O problema é que ele foca isso no presente, mas não pensa no futuro. A pergunta que fica pairando na minha mente é: quem se sentirá estimulado a empreender no futuro, gerando empregos e movimentando a economia, sabendo que tudo o que será ganho (independente de ser de forma honesta e suada) não ficará para suas próximas gerações?

Pense nisso…. Se você acha que empobrecer os ricos irá enriquecer os pobres, como Piketty pensa, acho que chegou a hora de você estudar um pouco mais…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s