Lixo

Publicado: 17 de setembro de 2014 por Kzuza em Cotidiano
Tags:,

20140916_213055
Ontem, meu aniversário, recebi uma pequena lembrança da corretora de seguros na qual fechei o seguro do meu carro no último ano. Após mais de 10 anos com uma corretora que só se lembrava de mim quando meu seguro estava para vencer, esse novo pessoal me surpreendeu. Achei a estratégia ótima e uma bela forma de se respeitar o cliente.

Mas não é sobre isso que eu quero falar não.

A foto acima ilustra um problema grave que temos hoje em dia e que pouca gente se dá conta. A ideia da foto partiu de um papo que tive uma vez com minha irmã, engenheira ambiental. Ela comentou sobre um trabalho que um professor dela da faculdade estava conduzindo sobre a quantidade de lixo produzida por nós diariamente. Minha irmã trabalha em uma empresa de engenharia que, entre outras coisas, cuida de projetos de implantação e manutenção de aterros sanitários aqui na Grande São Paulo.

O trabalho desse professor consistia em documentar a quantidade de material supérfluo produzido e descartado por nós quando consumimos algum produto.

Volte para a foto e observe bem atentamente. O produto final, o presente em sim, são 2 barras de chocolate de 40g cada uma. E dê uma olhada na quantidade de material inútil que foi utilizado para que esse presente chegasse até mim:
– Uma caixa de papelão dos correios;
– Uma caixa de isopor;
– Uma embalagem de papel reciclável;
– Uma fita de cetim para amarrar a embalagem de papel;
– Um saco plástico onde estavam os chocolates dentro da caixa;
– Duas embalagens de papelão contendo os chocolates.

Dá para ter noção da quantidade de lixo que foi gerada para que eu possa comer 80g de chocolate? Tá, vamos lá, boa parte disso é material reciclável e tomará o destino certo, mas será que realmente precisamos de tanto?

Você já reparou no tanto de lixo que você produz na sua casa? Já parou alguma vez para pensar qual o destino que isso leva?

Acho muito engraçado toda essa onda de sustentabilidade que norteia nossas empresas no mundo moderno. Todo mundo querendo ser cada vez mais verde, cada vez mais bonitinho e limpinho. Só acho muito interessante que ninguém peça para que você consuma menos, não é mesmo?

Caminhamos para o esgotamento dos recursos naturais do nosso planeta num ritmo avassalador e sequer nos damos conta. Visamos cada vez mais o tal crescimento econômico. Para podermos produzir e consumir mais e mais. Para termos condições de vida melhor, para que possamos viver mais e, consequentemente, consumir cada vez mais recursos.

Por quanto tempo será que nossa raça sobreviverá?

comentários

Deixe um comentário

