Eurotrip – 14º dia – Plitvice/Split – Croácia

Publicado: 19 de agosto de 2014 por Kzuza em Viagem
Tags:, , ,

E completamos 2 semanas longe de casa… A saudade do arroz com feijão começa a apertar, mas continuamos firmes porque a viagem está interessante…

Hoje alugamos o carro em Zagreb para vir até Split, com uma paradinha em Plitvice.

O serviço da Hertz em Zagreb foi perfeito. A atendente dos caras era um show a parte, foi extremamente simpática, explicou tudo o que precisávamos. Eu tinha pedido um GPS, e ela me arrumou um mapa super detalhado da Croácia e falou: Não pague a mais por isso não porque não tem utilidade. Olha o tamanho do nosso país! Você não vai se perder por aqui, não é do tamanho do Brasil!… Hehehehehe…. e ela tinha razão, deu tudo certo com as dicas que ela nos passou.

Pegamos a rodovia A1, que é um tapete, até a cidade de Otocac, de onde pegamos uma estradinha para ir até o Parque Nacional de Plitvice (aqui chamado de Plitvice Jazera). Dá um Google na parada aí que não estou afim de ficar explicando muito, mas o lugar é declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. São vários lagos, todos interligados, de água cristalina. O fundo de cascalho dá essa cor aí que você vai ver nas fotos.

A fila pra entrar no lugar era algo quilométrico. Isso deu meio um desespero. Enquanto esperávamos, matamos um lanche cada um (já era meio-dia). Conseguimos entrar no parque depois de 45 minutos. Em toda a estrada e até a hora da fila, uma chuva leve nos acompanhou. Eu pedi a Deus que a chuva parasse. Ele atendeu. E de brinde mandou esse sol aí que vocês vêem nas fotos. Sim, assim que compramos os ingressos, o tempo abriu. Milagre divino mesmo, para os que crêem.
DSC07559

DSC07600

DSC07536
Lá dentro, quase 3 horas de caminhada, meu brother. É só pra quem tem fôlego. Isso porque fizemos o roteiro mais básico, porque o parque é gigantesco. E conseguimos ser brindados com a vista final, no último mirante, que realmente é coisa de cinema.
DSC07673

DSC07674
Bem, saímos de lá embasbacados para vir pra Split. Mortos também. Depois de 2,5 horas chegamos aqui. A cidadezinha é charmosa pra caralho. Fomos até o Palácio Diocleciano, também patrimônio da Unesco, para jantar, mas tirei só algumas fotos rápidas. Estávamos derrubados. Jantamos nosso jantar mais caro da viagem, mas num baita lugar fodido e de comida espetacular. O dia pedia.

Surpresa do dia: Plitvice, por tudo o que foi dito acima.

PresepadaS do dia: Hoje foram várias.

1 – Chegando na Hertz, vi que tinha esquecido minha PID (Permissão Internacional para Dirigir) no apartamento. Fiquei desesperado, achando que não iam me entregar o carro. E foram 30 minutos de caminhada até lá. Já estava bolando até um plano B para deixar a Juliana como garantia enquanto eu ia dirigindo buscar o documento. Mas não precisei e a mulher aceitou minha habilitação do Brasil mesmo.
2 – No meio do caminho até Split, precisei parar para abastecer o carro. Estou com um Ford C-Max, que é tipo uma Ecosport melhoradinha, e que bebe pra burro. A merda é que esqueci de perguntar qual o combustível da bicha. O carro até tem manual, mas você sabe ler croata? Bem, eu não. E na porra da boca do tanque também não tem nada escrito. Pensei comigo: fodeu! Por sorte, encontrei um cara que falava inglês no posto e ele me falou que era gasolina mesmo. Deu certo.
3 – Encontrar o apartamento que alugamos aqui foi um perrengue. Como disse, a mina da Hertz me convenceu a não levar o GPS, porque era fácil andar nas estradas. Ótimo. Só que eu esqueci que precisava encontrar um endereço aqui em Split, só com um mapa meia boca de umas 10 ruas da cidade que eu havia impresso. Véi, quase que entro de carro no Palácio Diocleciano. A sorte que Split é a segunda maior cidade da Croácia, perdendo apenas pra Zagreb, que é tipo do tamanho de São Caetano do Sul. Então rua vai, rua vem, acabei achando. Só que as ruazinhas aqui são apertadas que só o caralho, então haja manobra. Mas no fim, tudo certo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s