Eurotrip – 12º dia – Zagreb/Croácia

Publicado: 17 de agosto de 2014 por Kzuza em Viagem
Tags:, ,

O dia começou bem cedo, pois nosso trem saiu de Budapest às 6h da matina. Os caras do hotel Bristol em Budapest foram sensacionais, e montaram 2 cafés da manhã para nós, para levarmos no trem, com 2 lanches cada um, suco, iogurte e frutas. Espetacular para quem enfrentaria uma viagem de 7 horas. Pois é, demora pra burro, cara! O trem faz 483 paradas no caminho, incluindo Sorocaba, Salto de Pirapora e Astorga, no Paraná.

Os pontos altos da viagem foram:
1 – O lago Balaton, ainda na Hungria, é muito bacana. Existem várias vilazinhas turísticas em volta do lago, com campings e casas de veraneio, e muitos locais para pescar. Muita gente andando de bike ou correndo. Enfim, uma área de veraneio que talvez valha uma visita da próxima vez. Cerca de 2,5 horas de trem de Budapeste.
2 – A Juliana cedendo um cobertor para o gringo do lado dela que estava congelando com o ar-condicionado exagerado do vagão. O moleque não sabia nem agradecer.
3 – Na divisa entre Hungria e Croácia, pausa para troca de trem. Quer dizer, nós não precisamos trocar de vagão, mas a composição foi refeita. Não entendi direito, mas o trem chegou em um sentido, e saiu em outro. E alguns vagões foram removidos da composição. Passamos por controle de passaporte pela primeira vez desde Munique. Achei que era porque a Croácia ficava fora da União Européia, mas não é. Não entendi porquê, mas passamos por controle de húngaros e croatas. Enfim, 2 carimbos a mais no passaporte. A Juliana já estava ficando preocupada.

Chegando em Zagreb, viemos direto para o apartamento que alugamos através do Airbnb. O apartamento fica a 5 minutos à pé da estação. Um frio na espinha porque o interfone não funcionava. Mas alguns instantes depois um casal chegou ao prédio e perguntou por quem procurávamos. Eram turistas também, evidentemente, e também tinham alugado algum apartamento aqui. Eles entraram e chamaram o pai da Dora, dona do apartamento, que foi nos atender.

Vou falar: acertamos na mosca. O apartamento é sensacional. É um studio, mas de ótimo tamanho, com tudo o que precisamos. O cara nos explicou tudo direitinho, nos deu mapa e instruções. A Dora deixa o apartamento impecável. Tem até uma plaquinha com palavras básicas em croata, um livrinho com dicas da cidade, um pote com docinhos típicos, frutas, tal. Muito bacana mesmo.
20140817_234521
A cidade é bem pequenininha. Dá pra ver tudo à pé. Amanhã devemos alugar uma bike para dar um rolê. Hoje fomos somente almoçar aqui no centrinho, demos uma volta até a catedral da cidade (que está em reforma, como vocês podem ver nas fotos), e fizemos umas compras pra deixar aqui no apartamento pra consumo próprio.
20140817_165334

20140817_165118

20140817_165201

20140817_165323
Incrível que, como hoje é domingo, praticamente nada funciona. Todas as lojas estão fechadas e apenas alguns restaurantes abrem. Não conseguimos sequer trocar dinheiro. E a cidade é bem vazia, não tem muitos turistas. Mas vimos mais brasileiros aqui do que em qualquer outro lugar da viagem. Eu com minha camisa do São Paulo encontrei mais 2 torcedores pela cidade.

À noite fomos jantar num dos restaurantes indicados pela Dora, que por sinal é bem mais ou menos. Nada demais. Mas deu pra ver que a cidade fica mais agitadinha, com algumas ruazinhas que lembram bem cidades turísticas do Brasil.
20140817_215843

20140817_213051

20140817_215451
Surpresa do dia: Zagreb é como uma cidade do interior do Brasil. Pequenininha, sem muito movimento. Eu não achei que seria tão assim, mas enfim acertamos. O tempo que ficaremos aqui será mais do que o suficiente para ver tudo. Ah, e algumas curiosidades que o livrinho da Dora explica: a caneta esferográfica foi inventada por um cientista de Zagreb; todos os dias ao meio-dia podemos ouvir um tiro de canhão que marca a metade do dia; Zagreb é um dos maiores sítios arqueológicos do homem de Neandertal.

Presepada do dia: Na verdade, não é bem uma presepada, mas foi uma piada boa que a Juliana fez hoje no trem vindo pra cá. Será que a Croácia é a terra do Croissant?….kkkkk