Um recadinho…

Publicado: 25 de abril de 2014 por Kzuza em Trabalho
Tags:

Dia desses meu pai comentou comigo que havia visto uma reportagem sobre o escritório do Google em São Paulo, mostrando como os caras pensam diferente da maioria das empresas. O escritório é super moderno, com refrigerante à vontade, áreas abertas para reuniões, onde os participantes conversam descoladamente, andando por jardins tomando seus cafés da Starbucks, redes para tirar um cochilo, videogames, mesas de pinball, entre outras maravilhas.

Tenho visto cada vez mais empresas (inclusive a que eu trabalho) copiando, mesmo que timidamente, o tão almejado modelo Google de ser. O problema é que essas empresas buscam ideias isoladas, e não uma nova cultura organizacional. E é aí que está o perigo.

Minha primeira dica para empresas que pensam que somente um ambiente mais descolado de trabalho irá motivar seus funcionários ou que irá aumentar a qualidade do seu produto/serviço oferecido é a seguinte: renovem o seu quadro de funcionários.

Sim, isso mesmo. Desenvolvam primeiro um processo de contratação efetivo, ofereçam bons salários e benefícios e contratem somente profissionais altamente qualificados. E quando eu digo ALTAMENTE eu quero dizer: somente os fodões. E conte inicialmente somente com as indicações dos seus melhores profissionais. Eles sabem quem são OS CARAS.

Na sequência, DEMITA. Sim, demita sem dó. Mande embora suas laranjas podres. Profissionais iniciantes e jovens sim devem ser treinados e moldados. Profissionais com experiência e com baixa performance devem SIM ser demitidos. Reforce o seu concorrente. Recoloque aquele seu cara ruim em uma vaga no seu concorrente. Logo você irá agradecer.

E lembre-se: nenhum processo (ou salinhas de videogame) é capaz de conter gente incompetente e mal qualificada.

Deixe um comentário

