A vitória do trabalho sobre a soberba

Publicado: 9 de abril de 2013 por Kzuza em Esporte
Tags:, , ,

unilever

Mais uma vez, a final da Superliga Feminina de vôlei foi disputada entre a Unilever/Rio de Janeiro e o Sollys/Osasco. Normal. Reflexo do baixo investimento no esporte aqui no LISARB. A disputa polarizada entre as duas cidades durante tanto tempo acontece porque somente esses dois times possuem um orçamento gordo o suficiente para montar grandes estruturas e contar com grandes jogadoras e equipe técnicas. A chegada da Amil no circuito desse ano com o Campinas é uma ponta de esperança. Mas é questão de esperar. Se o time não for campeão em 2 anos, eu posso apostar que a Amil retira o patrocínio rapidinho, assim como fez a Meddley com o time masculino de Campinas, ou os patrocinadores do Vôlei Futuro de Araçatuba. Essa é a triste realidade nacional.

Mas voltando à final do campeonato, eu confesso que desde que acompanho vôlei, sempre torci pelo sucesso do time do Osasco. Desde a época em que o time era patrocinado pelo extinto BCN, com jogadores como Marcia Fu e Hilma. Diferentemente do futebol, onde a escolha do time está mais associada à paixão, nesse caso a escolha foi um bocado mais racional. Até por morar na região, era muito mais fácil ir assistir aos jogos. Além disso, acabei me identificando com a forma de trabalho do time, na época comandada por Zé Roberto Guimarães.

Obviamente, sempre torci contra o time carioca nas finais. Não sei o que me incomodava no time comandado por Bernardinho. Não sei se era arrogância do técnico, ou mesmo do time. Ou se eram as frequentes surras que o time dele dava em cima do meu. Mas enfim, nunca simpatizei com o time.

Ano passado, achei sensacional a paulada que o Sollys mandou pra cima da Unilever em pleno Maracanãzinho. Eu odiava a Destinee Hooker, jogadora irresponsável, sem caráter, soberba, mas de uma bola tremenda! Craque, na acepção da palavra!

Mas vai entender o porquê, esse ano meu sentimento pelo time osasquense mudou. Pela primeira vez, torci pelo time da Unilever. Torci para o Bernardinho mostrar novamente que, apesar de tudo, ele é o melhor técnico do mundo. E justiça foi feita.

Talvez tenha sido pela arrogância das jogadoras de Osasco durante o ano. A minha impressão é a de que o título de mundial interclubes mudou a postura das jogadoras. Ou simplesmente revelou a postura delas. Subiram no salto, como diz a gíria. A preocupação exacerbada com a valorização da própria imagem e com a satisfação dos fãs passou por cima do principal: jogar vôlei. Indiscutivelmente melhores tecnicamente que o time carioca, as paulistas caíram. E feio.

Antes do jogo, as imagens diziam tudo. A Sportv acompanhou ambas as equipes antes da partida final. Dentro do ônibus do Osasco, festa completa. Jogadoras com câmeras em mãos, acenando para torcedores, cantando, dançando, como se estivessem antecipando a festa pelo título. “Estou gravando o vídeo do ano, documentando os bastidores do título da Superliga 2012/2013!”, pensava Jaqueline, com sua GoPro em mãos. As jogadoras do time laranja acenavam para as câmeras, mandavam beijinhos. Eram pura festa.

Do outro lado, o time azul, completamente concentrado. Nada de brincadeira, só seriedade. Já sabiam da dureza que seria a partida. Sabiam que não eram páreo tecnicamente, então precisavam de determinação e, por que não, sorte. O foco no jogo foi decisivo. Deu no que deu. Enquanto o time do Sollys já comemorava o título no 3º set, após ter vencido os 2 primeiros, a Unilever mantinha-se focada e determinada, como esteve desde o começo. E Osasco se perdeu.

Bernardo Rezende provou, mais uma vez, que é insuperável. Juntou os cacos de um time tecnicamente inferior e saiu-se vitorioso. Na raça, no trabalho e, principalmente, na humildade. Basta ver os discursos das jogadoras após a vitória: mais humildes e sem brilho do que as jogadoras do Osasco antes mesmo da partida decisiva.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s