Hyundai – A enganação

Publicado: 12 de novembro de 2012 por Kzuza em Geral
Tags:,

Estava conversando com meu pai nesse final de semana. Ele me disse que foi a uma concessionária da Hyndai para ver o tal HB20, eleito recentemente o “Carro do Ano” pela revista AutoEsporte. E confirmou uma informação que eu já sabia. Se você está interessado na belezinha, deverá entrar em uma fila de espera que já conta com mais de 20 mil carros na frente. Basicamente, você deve esperar até meados de Fevereiro/Março do ano que vem para pegar seu novo carro, provavelmente já sem a redução do IPI.

Já vi alguns carros desse modelo nas ruas. Muito lindo. Realmente diferenciado para um segmento de mercado que no Brasil conta basicamente com carros de visual ultrapassado (Gol, Fiesta, Sandero) ou de extremo mau gosto (Etios – para mim, o mais horrível de todos -, Palio, Uno). Também apresenta alguns itens de conforto e segurança a mais do que os seus concorrentes, oferecidos na mesma faixa de preço que os rivais. Enfim, um bom carro. Mas eu pergunto: e aí, vale a aposta?

Fico pensando: se os caras não estão dando conta de produzir os veículos devido ao volume de vendas, o que irá acontecer quando esses carros estiverem rodando por aí e precisarem de manutenção? Não estou falando de quebra não, porque ao que me consta os carros são bem confiáveis. Mas manutenção de rotina mesmo: troca de pastilhas, de palhetas do limpador de pára-brisas, filtros, etc.? Ou pior: se seu carro for abalroado, haverá peças para reposição (lanternas, faróis, pára-choques, etc.)?

Eu, chato como sou, resolvi ir atrás. E cheguei a uma conclusão: ninguém compra um Hyundai pela razão, mas sim pela emoção. E depois tenta justificar. Mais ou menos como a mídia anda fazendo.

Nessas pesquisas rápidas que fiz encontrei um relato que vale muito à pena. Um cara que faz um comparativo entre o Hyundai Sonata e os seus concorrentes (leia aqui). E ele vai muito mais fundo que eu e compartilha da mesma opinião.

Eu tenho uma péssima impressão da marca. Péssima. Em duas oportunidades fui até uma concessionária para trocar o meu carro por um deles. Nas duas, fui tratado como idiota.

Há 3 anos atrás, fui atrás de um I30. O cara da concessionária mal olhou para minha cara. Quando pedi para dar uma volta no carro, ele fez uma expressão que dizia algo como: “como você, dono de um Palio, ousa querer dirigir um veículo Hyundai antes de decidir comprá-lo, seu verme?”. No test-drive, o vendedor sequer deixou minha esposa sentar no banco do passageiro ao meu lado. Disse que eram “normas”, e ela foi no banco de trás. Fiquei imaginando: o que as tais normas visam impedir? Que eu roube o carro? Enfim, pensei que era problema do vendedor, ou da concessionária específica. Mas não escolhi o carro, e sinceramente não me arrependo.

Esse ano, fui em outra concessionária e, para o meu espanto, fui bem recebido. Mas foi só. Fui atrás de um Elantra. A loja possuía um único carro, branco, em exposição. O interior, em couro caramelo, é horrível, de péssimo gosto. O vendedor me disse que as outras 2 cores disponíveis (sim, se você quiser escolher algo diferente de branco, prata ou preto, que compre outro carro) têm o interior em couro preto, mas não havia como ver. Ou seja, se eu quisesse comprar um, tinha que contar com a sorte e torcer para ser legal. OK, pedi para dirigir o carro. Impossível. Não havia veículo disponível no dia, mas ele pegou os meus dados para agendar um test-drive naquela semana para eu conhecer o carro. Estou no aguardo até hoje (só lembrando que eu já troquei de carro). O máximo que recebi foi um e-mail do vendedor me chamando de “Renata” (fico imaginando se ele sequer prestou atenção na minha presença na loja) e passando os preços das versões do veículo. Só para constar: a Hyundai cobra R$5 mil a mais por um carro de mesmo modelo se a cor for branca. Questão de status, manja? Modinha. 5 pilas pra se exibir num carro branco!!!

O melhor foi a resposta que recebi desse mesmo vendedor quando perguntei: Por que um Elantra custa mais caro que um Corolla equivalente? Rá! Porque ele é muito mais bonito e moderno. O Corolla está ultrapassado, e só tem 3 anos de garantia, enquanto o nosso tem 5 anos. É óbvio que concordo que o Hyundai é muito (mas muito) mais bonito que o Corolla, mas você concorda que isso não é um argumento racional? Quanto à garantia, eu pergunto: você conhece algum dono de Toyota que teve problemas mecânicos com seu veículo? Não há discussão quanto à credibilidade das marcas. A Hyndai está anos atrás da sua concorrente japonesa. A apelação para o visual, na minha opinião, é uma forma de tentar esconder algo. E nisso os coreanos são experts, basta citar o exemplo do Veloster: um carro lindo, mas que anda menos que o Usain Bolt empolgado numa final olímpica.

Quando perguntei para o mesmo cara sobre peças de reposição, no caso de uma batida, por exemplo, ele também desconversou.

Andei lendo também que essa empolgação da mídia especializada em torno da marca coreana em muito se dá devido ao fato da Hyundai ter se tornado a maior anunciante nacional, ultrapassando marcas como Volkswagen e Chevrolet. Não sei até onde isso é verdade, mas faz sentido.

Então, cheguei à conclusão que o cara que compra um carro desses não quer nada além de status. Quer ter um carro bonito, “and fuck the rest”. Mesmo que o logo do capô não corresponda. O carro continua sendo um coreano, inferior aos seus rivais europeus e americanos. Mas que, no Brasil, dão um belo passaporte ao “estrelato”.

comentários
  1. Mathias disse:

    É um pouco de inocência taxar alguém de saciar o STATUS pela questão de escolha em uma marca.

    Pra mim, independente da marca, qualquer pessoa que compre um carro cujo valor represente 1 ano de salário, ou cujo pagamento levará 5 anos para ser quitado (dobrando seu valor), ou que não consegue assegurar sua manutenção o faz por STATUS.

    A um tempo atrás o que mais se via é promoção de carro zero sem entrada com pagamento em 72 vezes!!! Só aqui no LISARB se compra carro com prazo imobiliário e taxa de cartão de crédito!!!

    Prefiro os sinceros que dizem gastar o que não podem com carro por puro prazer ou sonho!!

    Com relação a Hyundai, mesmo sendo representado pela bosta da CAOA é a grande responsável pelas novidades e inovações dos carros das marcas consagradas aqui: VW (Urgh!), GM, FORD e FIAT, seus carros ano a ano só passam por um Lifting estético, não trazendo nada de novo, apenas um KIT de Spoiler e uma nomenclatura descolada ou esportiva para cobrar o dobro do preço.

    Curtir

  2. Kbça disse:

    Inferior aos rivais europeus, americanos e JAPONESES, diga-se de passagem.
    Não troco o meu por nenhum Hyundai nem que me paguem…

    Curtir

  3. Paulo disse:

    Ele te chamou de FLUORESCENTE, pelo menos?

    Curtir

Deixe um comentário

