Esportistas e Torcedores

Publicado: 21 de outubro de 2011 por Kzuza em Esporte
Tags:, ,

Olha só, outro dia andei lendo uns posts que o Everaldo Marques publicou no Twitter. Comentando sobre Fórmula 1, ele disse que são poucos os brasileiros que de fato gostam e acompanham a categoria do automobilismo porque realmente gostam. Ele comentou que o número de espectadores havia caído muito junto com a queda do rendimento dos pilotos brasileiros. E ainda aproveitou para emendar um negócio que eu endosso: com exceção ao futebol, o interesse do brasileiro pelos esportes está associado ao bom rendimento de algum atleta brasileiro. Ele citou o exemplo do UFC, cuja rápida ascenção da popularidade nos últimos tempos têm se dado justamente graças à excelente fase de atletas brasileiros.

Concordo em absolutamente tudo com ele.

Essa onda agora dos Jogos Panamericanos, disputados em Guadalajara, exemplifica tudo isso de maneira muito clara. O mesmo também pode ser observado numa escala um pouco maior durante os jogos olímpicos. O povo em geral começa a se interessar por esportes que, até então, ninguém acompanha.

Ontem, com a medalha de ouro conquistada pelas meninas do vôlei (com todo o mérito, diga-se de passagem), isso ficou ainda mais claro. Agora, todos passam a endeusá-las e a vangloriar o seu feito histórico. Sim, todos. Inclusive aqueles que há 4 anos, depois da derrota frente às mesmas cubanas na final do Panamericano do Rio de Janeiro, desprezaram as meninas e as tacharam de “amarelonas”.

Pois é, a galera lembra-se do vôlei somente quando a seleção está lá em quadra, e mesmo assim, só quando vence algum torneio importante. Mas tenho certeza que pouca gente faz idéia de que essas mesmas atletas que estão lá disputam campeonatos interessantes aqui no nosso país, treinam e jogam em clubes bons, e que não é somente no Pan ou na Liga Mundial que entram em quadra. Um exemplo muito claro disso é ver que choveu gente no Twitter se perguntando, logo no primeiro jogo, quem era Fernanda Garay.

Isso porque o vôlei é, em teoria, o segundo esporte na preferência nacional. Imagine o que acontece com o basquete, o handebol, ou mesmo o mais digno dos esportes (na minha modesta opinião), o atletismo? O povo só vai se lembrar que existe se ganharem alguma medalha, e tem que ser de ouro.

Fico pensando no que serão os jogos olímpicos no Rio de Janeiro, em 2016….

Anúncios
comentários
  1. Mathias disse:

    Coisa de Brasileiro, coisa do LISARB.
    Aqui vende-se heróis, sempre querendo resolver da forma mais fácil.
    Poucas pessoas tem um real interesse por um assunto ou atividade, analisando os seus aspectos gerais.
    Aqui o povo gosta de admirar a vitória, pra se identificar com ele. Assim camuflamos nossa frustração e estigma de derrotado.

    “Pessoas inteligentes falam de idéias,
    pessoas comuns de coisas e
    pessoas idiotas falam de pessoas.”

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s