Amizade

Publicado: 22 de julho de 2011 por Kzuza em Comportamento
Tags:,

Essa semana tivemos o tão comentado “Dia do Amigo”. E o imbecil aqui escreveu um negócio que foi tão polêmico quanto mamilos. Falei que não era necessário desejar um “Feliz Dia do Amigo” nas redes sociais, porque os verdadeiros amigos não precisavam dessa hipocrisia. Obviamente recebi comentários bem humorados de alguns, mas teve gente que me achou ranzinza, ou que ficou ofendido de alguma forma com minha modesta opinião.

Bem, vou tentar explicar de uma forma simples o meu conceito de amizade. Claro que não sou um Mario Quintana, nem nenhum desses autores famosos que todo mundo adora citar para explicar o quão bonito é uma amizade, mas sou prático.

Para mim, essa história de Dia do Amigo é pura balela de quem não tem mais o que fazer. Serve para o povo ter o que escrever no Facebook ou no Twitter. Aí o cara vai lá e coloca no Facebook: “Feliz Dia do Amigo”, só para fazer uma média com as 292 pessoas que ele tem na lista de “amigos” dele. Camarada, você já reparou que, de toda a sua lista de vários “amigos” do Facebook/Orkut/Google+, a maioria deles você viu pela última vez há uns 3 anos pelo menos? E daqueles que você tem visto recentemente, provavelmente são pessoas que trabalham ou estudam com você, e com quem de fato você não possui nenhuma relação profunda? Então me explica: por que desejar um “Feliz Dia do Amigo” para pessoas para quem você é, no máximo, um simples conhecido?

Aí você vai me dizer: “Pô, mas a minha lista tem também meus amigos de verdade”. E eu estou completamente certo disso! Mas é aí que entra a minha opinião: se o cara é teu amigo de verdade, você não precisa dizer nada. Ele sabe.

Sim, porque amigo não é aquele cara que gosta das mesmas coisas que você. Amigo não tem vaidade nenhuma. Amigo não fica bravo se você esqueceu do aniversário dele. Amigo não te deixa na mão porque sua namorada é um porre. Às vezes (e no meu caso, na maioria das vezes), amigo nem é aquele cara que está sempre com você, sempre perto.

Amigo é aquele cara com quem você sabe que pode contar quando as piores merdas acontecerem na sua vida. É o cara que vai estar com você na hora que você precisa de verdade, e não na hora que você só quer tomar uma cerveja. É o cara que você tem certeza que irá te visitar no hospital no dia que você estiver doente, mesmo que não o veja há bastante tempo. É aquele que vai fazer o que você quer, mesmo que não seja o que ele quer.

Sim, porque é super fácil se reunir para falar besteira, encher a cara e fazer festa. Tenho uma cacetada de conhecidos ótimos para isso. Não tenho nem como contar. Mas desses tantos, consigo contar nos dedos da mão aqueles que me perguntam como anda o meu tratamento do estômago, ou que me perguntam se a Juliana está bem, ou que ao me encontrar se preocupam em saber se meu casamento está bem.

Amigo não dá conselhos quando não se pede. Amigo não se intromete. Mas certamente tem um monte de histórias para contar sobre você, sejam elas tristes ou felizes, das quais você sequer se lembra.

Enfim, na minha simplicidade, devo definir: Amigo é aquele que se importa mais com você do que você se importa com ele.

Ou, citando uma frase que a Nelma disse uma vez (desculpem-me, mas desconheço o autor): Amigo é aquele cara que, mesmo te conhecendo super bem, ainda assim gosta de você.

comentários
  1. Ei, como está seu estombro?
    Ei, como vai seu casamento? Ela ainda aguenta vc? Haja paciência!

    Pronto… fiz minha parte! kkkkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  2. Fabi disse:

    E eu amo vcs d …..

    Zuza…… Vc eh meu amigo…… Sempre serah….

    E a gente esquece de dizer o qto as pessoas sao especiais……

    Bjs a vcs dois q sao mais q amigos….. Sao irmaos…….

    Bjsssss

    Curtir

  3. Eduardo disse:

    Dessa vez sou obrigado a discordar Zuza…
    Seguindo sua linha de raciocínio, dizer que vc não precisa dizer nada pros amigos pq “eles sabem” é o mesmo que dizer: “Não preciso dizer pra minha esposa que a amo. Ela sabe.”.
    É claro que os amigos (e sua esposa também) sabem. Mas nunca é demais lembrar. Ainda mais nos dias de hoje em que as pessoas andam tão carentes. O mundo anda muito impessoal, as pessoas não sabem mais quem são os vizinhos, os amigos moram longe, os parentes idem, o ambiente corporativo é muito exigente. Às vezes um “eu te amo” pra esposa ou um “ei camarada, tô aqui e lembrei de vc” é útil. Não que as pessoas não saibam disso, mas às vezes elas se esquecem. E não tem como saber se de repente se elas estão em um momento difícil e precisando disso.
    Um “Feliz dia do amigo” postado no facebook não é endereçado a 300 “amigos” mas sim àqueles que são amigos de verdade (e que, na sua teoria, sabem disso).
    É claro que também tem várias pessoas que escrevem “Feliz dia do amigo” pq não têm mais o que fazer. Mas aí é só ignorar.
    Viu ? Amigo que é amigo também discorda… seu ranzinza.

    Abraço !!

    Curtir

    • Kzuza disse:

      Kbça, você tem razão no que diz. Está coberto de razão.

      O que eu acho que é uma besteira sem tamanho é criar um tal “Dia do Amigo” para que os outros digam: “Olha, feliz dia do amigo por que você é meu amigo, viu?”. É o mesmo conceito que tenho do dia das mães, dos pais, dos namorados, etc.

      Não tem dia especial para ser amigo de alguém, ou para dizer que é amigo de alguém. Como você mesmo disse, é preciso lembrar isso sempre, pois as pessoas esquecem. E não só porque é o “Dia do Amigo”. Ou só pra chamar todos que você conhece de “Amigos”.

      Curtir

      • Eduardo disse:

        É verdade. Mas da mesma forma que as pessoas esquecem que têm amigos, também esquecem de dizer que são amigos. Pra isso existem esses dias… pra essas mulas… huahahahaha.

        Curtir

Deixe um comentário

