Respeito!

Publicado: 2 de junho de 2011 por Kzuza em Comportamento, Cotidiano
Tags:, , , ,

Tá bom, sei que já escrevi muito aqui sobre respeito, preconceito e o mundo chato de hoje em dia. Mas vou continuar batendo na mesma tecla.

Isso porque outro dia vi, lá em São Caetano, umas faixas de uma nova campanha chamada “Respeito Total ao Pedestre”. Em São Paulo também está se falando muito nisso ultimamente. Então fiquei pensando: puta iniciativa legal, né?

Ao mesmo tempo, o governo federal vive um impasse sobre liberar ou não o tal kit anti-homofobia nas escolas. Isso para que as crianças tenham mais informação e não tenham preconceito quando ao homossexualismo.

Aliás, não se fala em outra coisa ultimamente senão no respeito aos gays, não é mesmo? Vi até que a Polícia Militar do Rio de Janeiro será especialmente treinada para lidar com homossexuais.

Prega-se também o total respeito à negros e à cadeirantes.

Fala-se muito em bullying nas escolas. Tenta-se coibir isso, para que as criancinhas aprendam a respeitar os seus amiguinhos e tratá-los todos igualmente.

Peraí, caralho! Será que sou só eu que estou percebendo que o problema, na verdade, não é relacionado aos pedestres, aos gays, aos negros, aos cadeirantes, ou às crianças gordinhas ou de óculos?

O problema é muito maior. O problema geral está no fato de que o homem não respeita mais ninguém, meu camarada. Vivemos num canibalismo social cada vez mais acentuado, onde o mais forte come o mais fraco. E infelizmente é cada vez mais raro pessoas que saibam respeitar umas às outras.

Sério, quantos exemplos não vemos diariamente que comprovam o que estou falando? O cara não respeita a fila do ônibus, a fila para entrar no metrô, não levanta para dar lugar a um idoso. Muita gente é incapaz de realizar uma gentileza sequer, por mais simples que seja. O que podemos esperar?

Além do mais, eu sou um puta cara cético sobre esse assunto de preconceito. Aliás, não sou nem muito adepto a esse tal lance de “pré” conceito. Pra mim, é conceito mesmo, e TODOS nós temos os nossos. É sério. Se você diz que não tem preconceito, você é um hipócrita! Mentiroso descarado! É sim. Porque preconceito não é somente quanto à raça ou opção social. Vai muito além disso, e está em todo lugar, queira você ou não. É natural do ser humano. Cada um forma os seus próprios conceitos.

Quer um exemplo claro de que o preconceito está presente em tudo? Você sabia que, em pleno século XXI, o Banco Bradesco não admite funcionários que usem tatuagem? Homens não podem usar barba, nem brincos. Piercings? Nem pensar. E por que, em relação à isso, ninguém resmunga? Quer dizer que o cara é pior que o outro porque usa barba?

Se você acha que não tem preconceitos, pegue um ônibus lotado, seu hipócrita. Ou um metrô. E analise se você olha todas as pessoas da mesma forma. Pessoas anônimas, que você provavelmente nunca mais verá na vida.

Eu acho direito de cada um gostar e deixar de gostar do que quiser. E defendo isso. Assim como defendo que ninguém deve se sentir ofendido porque outra pessoa não gosta dele, por qualquer que seja o motivo. Fico putíssimo com isso. Já pensou se toda menina de cabelo rosa ficasse ofendida quando as pessoas preferissem não sentar ao lado dela no metrô? Já pensou se todo tatuado resolvesse fazer manifestação ou entrar com processo contra aquelas senhoras que olham de atravessado para eles?

Parem de utopia! Chega de tentar achar uma forma de termos um mundo onde todos gostam de todos. Nunca será assim!

A questão, meus caros, como levantei lá no início do texto, é o RESPEITO! É isso que está faltando. Poderia ficar escrevendo mais inúmeras linhas aqui sobre o que eu acredito serem as causas da falta de respeito entre os seres humanos, mas vou parar por aqui.

Goste de quem quiser, e desgoste de quem quiser também. Isso é natural! Só faça um favor pra humanidade: respeite os outros! Respeite os que gostam e os que não gostam de você também.

Particularmente, eu acho muito mais fácil respeitar quem eu não gosto, do que gostar de tudo e de todos. E você?

comentários
  1. tigre disse:

    eu quero ver é uma foto da Ednanci no buzão…

    Curtir

  2. Fabi disse:

    Eu nao gosto de vc mas respeito vc e sua opiniao….

    Brincadeiras a parte…. Realmente o RESPEITO eh tudo….

    Mais uma vez parabens pelo post.

    Curtir

Deixe um comentário

