Por que deixei de curtir futebol…

Publicado: 6 de setembro de 2010 por Kzuza em Esporte
Tags:, ,

Durante a Copa do Mundo desse ano, muitas coisas ficaram evidenciadas na mídia esportiva e fizeram com que eu perdesse aquele gostinho que eu ainda tinha em relação ao futebol. Não quanto ao esporte em si, que eu adoro, mas sim em relação ao circo armado em volta dele.

Ainda há quem questione a Fórmula 1 e a Ferrari pelos resultados manipulados, mas se esquecem que o esporte mais popular no mundo também dá péssimos exemplos.

Durante a Copa, o técnico Dunga deixou claro sua briga contra a imprensa nacional, principalmente em relação à Rede Globo. E nisso eu o apóio, porque tenho a mesma visão em relação ao tratamento que a imprensa no Brasil dá ao futebol.

A mídia não se preocupa com o esporte em si, somente. Como faz no vôlei, ou no basquete. Nesses outros esportes, as notícias são rápidas e objetivas. O tratamento que é dado às equipes é, na maioria das vezes, imparcial (exclui-se aqui o tratamento que a Globo dá ao time da Unilever no vôlei feminino, por exemplo). Por que isso não dá Ibope.

Quanto ao futebol, é necessário um algo mais. Porque o esporte, em si, não encanta há muito tempo. Os jogos tem se tornado cada vez mais feios, com menos gols. O público não vai mais aos estádios por medo da violência. Os clubes brasileiros não possuem mais jogadores talentosos, salvo raríssimas exceções. Os árbitros estão cada vez menos preparados, e mais propensos a erros.

Então a mídia precisa encontrar algo para inovar. Precisa criar polêmicas. Precisa mobilizar. Precisa lançar, ao término da primeira fase do mundial da África do Sul, que as seleções sulamericanas estão melhores que as européias, para depois quebrar a cara com uma final entre dois times do velho continente. Precisa semear a discórdia entre os times, dizendo que o fechamento do Maracanã é para prejudicar o Fluminense. Precisa noticiar que o centenário do Corinthians é muito mais importante para o futebol nacional do que o título do Internacional na Libertadores da América. Precisa envolver jogadores em escândalos. Explorar erros de arbitragem. Expôr cartolas do meio futebolístico como se fossem astros maiores que os próprios atletas. Precisam valorizar mais a briga política fora do campo do que o próprio jogo no gramado.

É por essas e outras que prefiro o futebol americano, o vôlei, até o basquete, que vem mostrando no Mundial da Turquia que é super organizado e digno de grandes eventos, assim como o futebol. Porque valorizam o esporte, a festa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s