The end is near…

Publicado: 30 de agosto de 2010 por Kzuza em Esporte, Política
Tags:, , , ,

Sei que muitos já taxaram esse blog de apocalíptico. Talvez porque um choque de realidade muitas vezes é visto como pessimismo, mas eu sou assim. Gosto da realidade nua e crua, mesmo que seja cruel. Porque a verdade não precisa de teatro, não precisa de política, não precisa de fingimento. Ela está logo aí. É muito mais fácil de ser sustentada do que uma mentira.

Agora estou vendo que um pesadelo que eu achei que tinha acabado voltou à tona. Achei sinceramente que a cidade de São Paulo, onde nasci e trabalho, estaria livre da ganância do poder que resolveu trazer a sede da Copa do Mundo de 2014 para terras tupiniquins.

Lula e sua trupe querem empurrar garganta abaixo do seu povo que é legal sediar um evento desse porte. Serve para o Brasil mostrar ao mundo que é poderoso. Sendo que o principal intuito de tudo isso é se promover.

Parece-me que o povo ainda evoluiu um pouquinho e não aceitou isso muito bem. Pesquisas mostram que pouca gente aprova a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 no nosso país. Isso porque sabemos muito bem que muito do nosso dinheiro vai para o bolso dos poderosos e não retorna em benefícios para nós. Sabemos que é uma via de mão única. E que a população de fato não ganha porcaria alguma com esses eventos.

Dei graças à Deus quando Ricardo Teixeira conseguiu convencer a Fifa de não ter o Morumbi como sede de abertura da Copa de 2014. Nem abertura, nem nada. E esse foi um excelente sinal para nós, paulistanos. Porque ninguém decidiu investir verba pública para trazer o evento de volta, fazendo no estádio a reforma pedida pela Fifa. Assim, estaríamos livres dos desvios gigantescos que serão feitos às nossas custas, pelo menos aqui em São Paulo. Pelo menos alguém teve peito de dizer: “Aqui não!”.

Mas infelizmente a ganância fala mais alto. E conseguiram o que queriam, por força política. Andres Sanchez, amigão de Ricardo Teixeira, conseguiu emplacar um projeto. Do jeitinho que o carioca queria. Novinho em folha. A ser construído em parceria com a construtora Odebrecht. Sim, aquela construtora, envolvida no escândalo dos anões do orçamento, lembra-se? Sim, também envolvida com o PC Farias, além das obras superfaturadas na Argentina e no Chile. É dinheiro fácil para os cofres de ambos. Com um suporte da fanática nação corinthiana, apaixonada e acostumada à bandidagem que administra o Parque São Jorge há tanto tempo. Dualib ficaria orgulhoso do seu sucessor.

Agora posso imaginar o inferno que a cidade vai se transformar (ainda mais). Espero que tenham o bom senso de decretar feriado nacional durante o mês da Copa de 2014. Senão, não consigo imaginar a linha vermelha do metrô, já sobrecarregada hoje, levando torcedores e turistas para o Fielzão, além do povo trabalhador que já sofre diariamente. Não quero pensar na Radial Leste em dias de jogos. E o Expresso Leste, então? O que diremos dos trens da CPTM? E a Marginal Tietê? Isso sem contar a capacidade dos terminais de Cumbica e do sucateado Congonhas, já sobrecarregados hoje.

O que teremos daqui a 4 anos?

Se alguém conseguir enumerar um único ponto em que a população paulistana sairá ganhando sediando jogos da Copa de 2014 por aqui, eu dou os parabéns.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s