Movimentos

Publicado: 16 de agosto de 2010 por Kzuza em Comportamento, Cotidiano
Tags:,

Hoje ouvi no rádio uma notícia sobre um grupo aí, um movimento social, que fez uma ação nesse final de semana, no bairro do Itaim, em SP, para conscientizar as pessoas a não jogarem bitucas de cigarro na rua. Esse tipo de lixo corresponde à boa parte dos resíduos da cidade e entopem bueiros.

Aí comecei a pensar na quantidade de movimentos similares que existem por aí. Em pequena e em grande escalas. Assim, querem conscientizar todo mundo. Querem que todos façam a sua parte. Uma pequena ação pode mudar o mundo. Tipo, se você fechar a torneira enquanto escova os dentes, não vai faltar água potável para seus filhos. E por aí vai.

Acho válido pacas esse tipo de iniciativa. E acho que devam existir cada dia mais associações como essas, para promover o bem, para incentivar a cidadania.

O ponto que eu quero chegar é que isso não adianta de porra nenhuma se o exemplo não vier de cima. Enquanto formos um povo sem educação básica, esse tipo de movimento não traz benefício nenhum para a sociedade no geral. Enquanto não tivermos políticos preocupados com a educação do povo, não é um “zé roela” distribuindo porta-bitucas no semáforo que vai fazer a cidade ficar mais limpa.

É mais ou menos igual àquele pai que coloca o filho numa escola cara pacas, com professores de primeira linha, esperando que seu filho saia de lá um anjo, enquanto, em casa, nunca tem tempo para os filhos. Age com violência. Grita com as crianças, e bate na mãe. E depois não sabe por que seu filho é um monstro, se a escola é tão boa.

Imaginem uma empresa onde o diretor anda mal vestido, com barba por fazer, sempre desleixado e chegando atrasado todos os dias. Como exigir dos seus funcionários que não façam o mesmo?

É exatamente o que acontece no nosso país. Como fazer campanhas para conscientizar as pessoas sobre a importância do voto, se os políticos não dão o exemplo?

Também acho que um mundo melhor começa com atitudes individuais. E tento seguir isso a rigor. Mas devo ser sincero: com o rumo que as coisas vem tomando, está ficando cada vez mais difícil.

Anúncios
comentários
  1. incrível é ter de ensinar o básico ao povo. O básico! Má vontade do caraio…

    Curtir

  2. ana disse:

    oi, vc lembra em que rádio ouviu?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s