Vida intensa!

Publicado: 16 de julho de 2010 por Kzuza em Cotidiano
Tags:,

A humanidade é mesmo uma raça estranha. Faz de tudo para viver cada vez mais. Quer tomar mais cuidados com segurança, quer remédios inovadores, quer técnicas novas de longevidade, alimentos mais saudáveis, vida mais saudável… mas para aproveitar como?

Levamos uma vida intensa. Vivemos correndo. Tudo é para ontem. E com que objetivo? Se vamos viver 80, 90, 100 anos, por que correr tanto? Nesse tempo todo, temos folga para fazer tudo o que precisamos.

A humanidade toda acelerou no último século e no começo desse tudo o que ainda não havia vivido em toda sua existência. Vivemos 110 anos e fizemos nesse tempo infinitamente mais do que foi feito antes. Construímos e destruímos muito mais coisas. Inventamos várias novas tecnologias. Acabamos com o meio ambiente. Deflagramos muito mais guerras que nossos ancestrais. Somos muito mais violentos, menos pacientes e completamente intolerantes.

Dizem que caminhamos rumo ao progresso. Mas no que evoluímos?

Trabalhamos pelo dinheiro. Vivemos pelo dinheiro. Corremos para atingir prazos impossíveis, porque nossos chefes querem dinheiro. Porque os chefes deles querem dinheiro. Não porque queremos um mundo melhor.

Essa correria toda, serve de quê? Para acelerarmos o processo de destruição total do planeta? Para nos prepararmos melhor para as guerras? É um assunto paradoxal e filosófico, mas é sério.

Dizem para você controlar melhor sua vida. Para planejar seu dia melhor, para fazer exercícios físicos diariamente, para relaxar, para pensar em Deus, para organizar sua vida melhor, para ficar mais tempo com a sua família. Mas o dono da sua empresa não pensa assim, e tudo vai por água abaixo.

O jeito é o equilíbrio. É tentar conciliar as coisas, e viver. Aproveitar o que ainda nos resta de vida. Aproveitar enquanto o planeta não acaba. Aproveitar o que ainda de bom tem por aí. E viver.

Anúncios
comentários
  1. disse:

    Por isso que eu dei uma desacelerada de uns tempos pra cá, e tenho procurado fazer exercícios físicos, passar mais tempo com a família etc etc etc. Tenho menos ambições que antes mas me sinto bem mais saudável!

    Curtir

  2. nouniversoparalelo disse:

    se eu viver até os 40 já tá mais do q o suficiente

    Curtir

  3. Nina disse:

    É phoda né?
    Queria poder dizer que vou ali aproveitar a vida e ja voltava.. mas… tenho que trabalhar… pra quê? pra ganhar dinheiro pra comprar coisas e dar dinheiro a outras pessoas que vão comprar mais coisas e enriquecer outras pessoas…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s