O fim da campanha

Publicado: 5 de julho de 2010 por Kzuza em Esporte
Tags:, , ,

Prometi para mim mesmo que não iria cair no lugar comum e escrever nesse espaço sobre a eliminação brasileira na África do Sul. Mas como eu mesmo já escrevi aqui sobre a Copa do Mundo, achei que seria paradoxal eu não escrever sobre o fim do sonho de ser hexacampeão do mundo nesse ano.

Brasileiro é o povo que adora reclamar. Não seria diferente com o Dunga. Não seria diferente com o Felipe Melo.

Mas vamos aos fatos. O Dunga só estava lá porque ninguém quis assumir o cargo depois da enrabada que o Brasil tomou em 2006. Com sua seleção cheia de estrelas e um técnico mané, foi eliminada nas quartas-de-final pela fraca equipe francesa. E essa mesma galera meteu o pau no time do Parreira.

A CBF, que nunca foi uma entidade séria, resolveu lançar mão de um cara que nunca havia treinado uma equipe de futebol sequer para ser então treinador da seleção. E querendo ou não, deu certo durante um tempo. A trancos e barrancos, ganhou tudo o que disputou. Igual ao time de 94, campeão sem brilho, sem futebol, sem espetáculo. Era o time com a cara do Dunga, ou seja, muito feio.

Teve gente que reclamou da convocação para essa Copa do Mundo. Como se não conhecesse o treinador teimoso. Engraçado seria se ele tivesse convocado grandes craques para o time. Engraçado e incoerente. Porque Dunga nunca foi sinônimo de qualidade, de categoria, de futebol arte. Dunga sempre foi sinônimo de briga, de porrada, de virilidade, de futebol feio. E assim seria 2010, como de fato foi.

Errado reclamar de Felipe Melo. Ele não tem culpa de estar onde estava. Ele sempre foi grosso, sempre foi ruim e brigão. Sempre foi violento. Mas não é culpa dele estar onde estava. A culpa é de quem o colocou lá. E não adianta reclamar do Dunga, porque ele é assim, e seria do jeito dele de qualquer forma.

Teimoso e grosseirão. Nada em exagero faz bem. Absolutamente nada. Assim como a badalação e as orgias não fizeram bem em 2006. Assim como o confinamento e as restrições não fizeram bem esse ano. É esse o maior defeito.

O Brasil não perdeu porque não lutou. O Brasil perdeu porque encontrou um adversário superior. O que não era difícil nessa Copa. Porque o time é limitado. O elenco é limitado. A qualidade dos jogadores é baixa, e não dá para se fazer milagres. Muito menos com o Dunga. Não dá para ficar bravo com os jogadores, porque eles jogaram só o que sabem. Não dá para exigir que fossem craques. Assim como não dá para exigir que o Dunga seja inteligente e arrojado. Essa é nossa limitação.

A culpa mesmo foi de quem colocou esses caras lá. De 190 milhões, fomos representados por uns 30 que não eram os melhores (entre jogadores e comissão). A culpa está sempre no comando.

Nota: Trabalhei em um lugar onde um dos princípios de liderança era: “Se o seu time não faz o que você quer, a culpa é sua”. Ricardo Teixeira podia ler isso alguma vez.

Anúncios
comentários
  1. Rodrigo disse:

    A impressao que eu tenho é que mesmo fazendo aquela fézinha, no fundo todos nós brasileiros sabiamos que essa seleçao nao ia muito longe.
    Em relaçao ao Kaka, nunca entendi ao certo porque tanta badalaçao da mídia. Nesta copa do mundo vi que é apenas para atrair o publico feminino pois futebol que é bom mesmo nao vi.

    Curtir

  2. Acho que temos que reclamar sim do Felipe Melo, pois o mesmo falou que tinha um ótimo futebol para estar na seleção e no final mostrou realmente quem é.
    Mas acho que temos que falar de todos e não apenas de duas pessoas, cade a midia falando do Kaka que não fez um jogo bom?
    Esse é o grande problema do Brasil, sempre tira a culpa dos queridinhos!

    Curtir

    • Kzuza disse:

      O Felipe Melo todo mundo já conhecia, e sabia que era assim. Os jogadores todos jogaram no seu limite. Era só isso mesmo que dava para apresentar, ninguém surpreendeu pro lado ruim, como aconteceu em 2006.

      Curtir

  3. volto a dizer: nunca fui contra o Dunga. O Brasil se perdeu no segundo tempo, mas perdeu lutando, ao contrário do bando de safado de 2006. Mas, concordo que precisamos de uma entidade mais seria no comando

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s