Com brasileiro, não há quem possa!

Publicado: 11 de junho de 2010 por Kzuza em Geral
Tags:, ,

Hoje começa pra valer a Copa do Mundo, na África do Sul. Mas bem antes dos jogos propriamente ditos, a Copa já começou há muito tempo, com uma enxurrada de noticiários e especiais sobre os tais jogos. Eu fico impressionado com tamanho fascínio com o qual o mundo inteiro trata essa época.

E eu também mergulho de cabeça nessa história. Porque toda essa história, todo esse clima, tudo me fascina mesmo. E não é porque eu acho que o futebol é o único esporte do mundo. Tampouco acho o melhor esporte do mundo. Mas o clima é espetacular.

Querendo ou não, é a única vez em que os povos se unem para fazer alguma coisa de bom. Mesmo que de 4 em 4 anos, é a única época que o povo brasileiro se une para alguma coisa. Há um clima de felicidade, de confraternização. E você pode achar tudo isso uma babaquice, mas aproveite que é uma época que as coisas vão bem.

Eu também acho que brasileiro deveria se preocupar mais com outras coisas do que propriamente com alguns jogos de futebol, que ocorrem durante um mês. Mas e aí, você acha mesmo que isso vai mudar alguma coisa? Aproveite e torça você também, curta o clima. Porque, gostando ou não, é uma época boa. As brigas diminuem, o stress diminui, até alguns inimigos se aproximam. Porque esse é o clima. Até quem não gosta de futebol se deixa envolver.

Quero que se dane o fato de que estarei alienado nessa época. É bom mesmo para espairecer, ao invés de viver preocupado. Ao invés de ficar estressado. Ao invés de ficar carrancudo. Ao invés de brigar com seu vizinho que comprou uma dúzia de vuvuzelas, vá lá assistir ao jogo com ele também, e sopre a corneta com força na orelha dele. Brinque. Divirta-se. Aliene-se! Mas curta pelo menos uma época no ano para viver livre de preocupações.

Deixe de ser chato por um período do ano. Pare de criticar o chato do Galvão, que enche o saco nas transmissões. Esqueça a tal Jabulani, a bola polêmica. Divirta-se com a festa, porque é tempo de alegria.

E o principal: torça pelo seu país. Mesmo que você não goste do Dunga. Mesmo que ache o técnico burro. Mesmo que preferisse levar o Neymar ao invés do Grafite. Mesmo que o futebol dele não seja bonito. Mas torça, pelo menos uma vez, por algo que representa a sua pátria. São tão poucas as coisas que nos fazem nos juntar pelo país, que essa é a época de tentar aproveitar um pouco. Mesmo que isso acabe daqui um mês.

Sei lá, acho que temos muita gente chata que prefere criticar, ao invés de aproveitar. Muitas vezes, eu mesmo sou assim. Mas acho que chega uma hora que precisamos desligar. Aproveitar algo de bom. E curtir.

“Vamo que vamo” Brasil!

comentários
  1. […] nesse espaço sobre a eliminação brasileira na África do Sul. Mas como eu mesmo já escrevi aqui sobre a Copa do Mundo, achei que seria paradoxal eu não escrever sobre o fim do sonho de ser […]

    Curtir

Deixe um comentário

