Folga

Publicado: 7 de junho de 2010 por Kzuza em Trabalho
Tags:,

Reparei hoje que o feriado prolongado da semana passada rendeu ótimos frutos aqui no trabalho. Embora nós tenhamos trabalhado na última sexta-feira, essa folga prolongada serviu para acalmar os ânimos, e permitiu que todos descansassem bem para uma semana puxada novamente.

O ritmo de trabalho tem sido duro. Uma média de 10 horas diárias de labuta. Nem é preciso dizer que a bateria descarrega mais rápido durante esse período. Então cheguei à conclusão de que todo mundo merecia uma semana mais curta de trabalho. Por que não instituirmos um final de semana com 3 ou 4 dias? Não seria legal?

A minha mente fértil hoje começou a questionar o porquê da gente trabalhar. Pior, por que a gente trabalha tanto? Já sei, muitos vão dizer que trabalhamos pelo progresso. Mas qual progresso? Você já parou para se perguntar o que seu trabalho traz de bom para o mundo?

Eu comecei a pensar nisso. Acho que a humanidade trabalha para trazer progresso para todo mundo, para facilitar a vida das pessoas e permitir que todos vivam cada vez mais tempo. Para que? Para ter mais tempo para trabalhar. É sim, um paradoxo, um ciclo vicioso. Todos nós trabalhamos para que as empresas produzam cada vez mais, para vender cada vez mais. E para vender mais, elas precisam vender produtos inovadores. Para facilitar a vida das pessoas. Para que elas possam se locomover mais rápido, para que possam acessar coisas à longas distâncias, para que façam determinadas tarefas de maneira mais fácil e mais rápida. Tudo isso para que sobre mais tempo para elas trabalharem.

E aqueles que trabalham visando cuidar da saúde das pessoas? Para podermos ter pessoas vivendo cada vez mais, com mais saúde. Para que? Para gerar mais trabalho. Para que possam trabalhar melhor, ou para que possam viver mais, gerando trabalho para outras pessoas.

É, sei lá, talvez seja só mais uma visão pessimista minha, mas é assim que eu vejo o mundo. O homem trabalhando mais e mais para poder continuar trabalhando mais e mais. É algo sem fim. O mundo se preocupa com o progresso, mas não sabe definir o que é isso. Porque ninguém enxerga o sucesso como somente a paz entre os homens. Sempre querem mais e mais, sem se preocupar como conseguir isso.

Ps.: Já pensou se cada um precisasse trabalhar só 4 dias na semana, ao invés de 5? Teríamos emprego para todo mundo!

Anúncios
comentários
  1. Rodrigo disse:

    Sei la viu.. ainda acho que pelo menos 1 dia util por mes deveriamos ter, as vezes temos tantas coisas a fazer que só conseguimos fazer em horario comercial nao é mesmo?

    Curtir

  2. nina disse:

    Adoraria ter um dia a mais no fds… afinal, vivemos apenas nos 2 dias que nos são “dado”. Nos outros, trabalhamos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s