Japonês

Publicado: 26 de maio de 2010 por Kzuza em Comportamento
Tags:,

Hoje comecei a reparar numa coisa. Ainda não tenho conceito formado sobre isso, nem tenho uma tese defendida sobre o assunto, mas faz um pouco de sentido.

Trabalho numa multinacional japonesa. Nem é necessário dizer que estou cercado de japoneses e seus descendentes por todos os lados. E a cultura dos caras é muito, mas muito diferente da nossa. Posso dizer, com conhecimento de causa, que essa diferença toda causa, na maioria das vezes, estranheza. É sério. A gente sempre acha os japoneses esquisitões, e tenho certeza de que eles pensam a mesma coisa sobre nós.

Mas aí comecei a reparar um pouco mais nos nossos amigos orientais, e percebi que a gente tem muito mais a aprender com eles do que podemos imaginar. Comecei a reparar não só nos japoneses daqui da empresa, mas sim em todos os outros que conheço fora daqui, e vi que as mesmas regras se aplicam a todos.

Você provavelmente já ouviu alguém dizer assim: ‘Japonês é um ser de extremos. É oito ou oitenta. Ou é um cara nerd, quietinho e comportado, ou é um porra-loka’. E muito provavelmente você concordou. Porque provavelmente todo japa que você conhece se enquadra em um dos dois lados.

Mas o que ninguém comenta é que os valores dos japoneses são sempre os mesmos. Disciplina, organização, ética, respeito. Eu particularmente só conheci um nissei que não tinha esses valores. De resto, todos eles, sejam originais de fábrica (made in Japan) ou fabricados no Brasil, todos são assim.

É raro ver japonês pobre. Mais raro ainda é ver japonês preguiçoso, acomodado. E as duas coisas se explicam.

Você já viu um japa se contentar com uma nota 6 na escola? Ou então com um emprego medíocre? O cara tá sempre querendo algo melhor, tá sempre querendo ser o melhor. E é aí que mora a principal diferença entre a cultura oriental e a nossa cultura brasileira.

A diferença não tá na comida, brasileira temperada, japonesa sem sal. Não está nas vestimentas, brasileira ousada, japonesa conservadora. E nem só nos olhos, brasileiros arregalados, japoneses apertadinhos. A diferença basicamente está no fato de que os japoneses são muito (e bota muito nisso!) mais esforçados, estudiosos, trabalhadores e, por que não, inteligentes. Sejam eles nerds ou porra-lokas.

Anúncios
comentários
  1. math disse:

    Concordo com o Bruno, vestimenta conservadora o Japonês não tem nada. A nova geração está muito mais aberta no sentido de relações humanas! Chamam inclusive de “nova revolução cultural japonesa”.

    Curtir

  2. Rodrigo disse:

    Porra-loca né?!!!

    Curtir

  3. Bruno Kaneoya disse:

    Sou nerd ou porra louca?

    O equívoco só é que a comida japonesa é sem sal e que a vestimenta japonesa é conservadora. Mas de resto, concordo e obrigado.

    (A modéstia caiu no caminho. Passei por uma lombada e ela caiu pela janela.)

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s