Submarino x Cetelem – Uma Parceria Perigosa

Publicado: 17 de maio de 2010 por Kzuza em Cotidiano
Tags:,

Cartão de crédito normalmente é uma aventura perigosa. E eu sempre evitei. Sou um cara contente por ter um único cartão, que me atende perfeitamente.

Quando fiz o financiamento do meu apartamento, o HSBC me empurrou um cartão de uma bandeira diferente. Até hoje nunca desbloqueei. Não uso. Porque eu sei muito bem porque essas empresas adoram empurrar cartão de crédito para seus clientes. Porque essa é uma prática legal e que dá muito, mas muito dinheiro para as empresas. Eu já trabalhei na área de cartão, eu sei como é.

Mas caí na armadilha ano passado. Recebi um e-mail, oferecendo um cartão de crédito do Submarino. Dentre os benefícios, obviamente uma anuidade gratuita, o que para mim já significa muita coisa. Além dos descontos no site, onde eu faço compras de vez em quando. Então solicitei o cartão, mas nunca o usei.

No final do ano passado, caí na besteira de usar esse cartão. Para comprar um aspirador, em 12x, e ter um mísero desconto de 10% (eu acho). Poota cagada! De lá para cá, só foi dor de cabeça. Primeiro porque a fatura nunca chega em casa antes do vencimento. E nessa brincadeira, eu já tive que pagar juros por conta do atraso no pagamento (e você sabe como juros de cartão de crédito é um negócio leve). Já solicitei a alteração do endereço de correspondência umas 2 ou 3 vezes, mas até hoje enviam a fatura (com atraso) para a casa dos meus pais.

Se não bastasse, os desgraçados ainda cobram uma taxa MENSAL de R$2,99, mencionada como Tarifa Operacional. Ou seja, aquele desconto de 10% mencionado no site é mentira, porque você acaba pagando toda essa diferença (ou mais) com essas tarifas cobradas mensalmente. E não tem como cancelar. Eu é que não li as letras miúdas do contrato.

Mas a surpresa maior eu tive ontem. Novamente, não recebi a fatura a tempo. Tive que acessar o site para tirar uma via do boleto. Então me deparei com um valor de anuidade (sim, aquela mesmo da qual eu estava isento) de R$39. Trinta e nove mangos, camarada! Equivalente à quase 3 caixas de cerveja! Pra ter um cartão que eu usei uma vez só, de cagada, que me dá um limite chorado de R$1.000, o qual eu só posso usar em um site na Internet, que não me envia as faturas a tempo esperando que minha cabeça não funcione bem e eu pague uma multa pelo atraso, e que não consegue sequer ter um sistema decente para permitir a alteração do meu endereço.

E tome ligar para a Central de Atendimento. Num domingo. Dá para se imaginar a vontade com a qual eu fui atendido pela garota do telemarketing. Aí falei que queria cancelar o cartão. Ela disse que a supervisora dela a autorizou a reduzir o valor da fatura para R$11,70! Quase uma caixa de breja, camarada! Mandei ela enfiar os onze e setenta no rabo da supervisora dela, e pedi para cancelar o cartão. Então ela cortou a anuidade. Mas manteve a tarifa de R$2,99. E disse que eu precisava pagar primeiro, sem anuidade, e depois cancelar. Fiz isso hoje, e agora vou para a segunda parte da odisséia que é cancelar essa porcaria de cartão.

Por isso, caro leitor, fuja dessa fria! A Cetelem, que é a empresa que administra os cartões Submarino Aura, é um lixo. Com todo respeito aos meus amigos que lá trabalham, mas a empresa francesa é fraca demais. Tente acessar o site deles e veja. Porque nada funciona. Nem a cobrança. Cartão Submarino, nunca mais.

comentários
  1. Ronaldo Brito disse:

    Tive todos os problemas relatados acima. Cetelen va pra pqp

    Curtir

  2. Raphael disse:

    Concordo plenamente com o texto. Usei e nunca mais uso cartão administrado pela Cetelem.

    Curtir

  3. Márcia Valadares disse:

    Estou com o mesmo problema. Fiz uma única compra, por uma diferença de R$ 100,00 das demais lojas. Nunca recebi a fatura e quando a Cetelem entrou em contato comigo eu já devia R$ 185,26 pelo atraso. Paguei o valor referente a compra e contestei o restante. Me pediram 5 dias para análise do caso e só foram entrar em contato, novamente, para cobrar a dívida que já pulou para R$ 238,24.
    Não consigo mais falar com ninguém para resolver meu problema.

    Curtir

  4. Jorge disse:

    Fiz o cartão pq no anúncio constava q não tinha anuidade, então, após um ano, verifiquei na fatura a cobrança da anuidade. Agora q acabou meu parcelamento de 15x, vou iniciar o processo de cancelamento do cartão.

    Curtir

  5. nina disse:

    Cara, MUITO OBRIGADA por fazer esse post!
    Há meses estou tentada a fazer o raio do cartão submarino justamente por acumular pontos, ganhar descontos e não ter anuidade… mas pelo visto estou é me livrando de uma gelada!
    Espero que consiga cancelar essa bosta.

    Bj.

    Curtir

  6. Impressionante como o consumidor é lesado pelas administradoras de cartão de crédito. Seu post é de utilidade publica, importantíssimo

    Curtir

  7. Fabio disse:

    Já tive cartão deles, é triste mesmo!

    Curtir

Deixe um comentário

