Trens

Publicado: 23 de abril de 2010 por Kzuza em Cotidiano
Tags:

Hoje vi uma matéria no jornal da manhã um tanto curiosa. Só vi, não ouvi direito, porque estava tomando café no hotel e a TV estava longe.

Mas era sobre alguma cidade no Nordeste, a qual é cruzada por uma linha férrea. É, linha de trem, cada vez mais rara aqui no Brasil. E faltam passarelas, e o povo precisa atravessar no meio dos trilhos, e até no meio de vagões estacionados. Um absurdo, devo concordar.

Se fosse só isso, tudo bem. Mas aí mostram as histórias de pessoas que morreram atropeladas por trens. E mostraram uma mãe chorando pela morte do filho. Ela disse que o filho não viu o trem vindo.

Minha senhora! Uma locomotiva é um bicho enorme! Pesa mais de 50 toneladas! Faz um barulho desgraçado, ainda mais aqui no Brasil onde só temos exemplares movidos à diesel! É como uns 10 caminhões ligados, todos juntos. Ah, sem contar o barulho dos trilhos rangindo. Atrito, minha senhora! Atrito de metal contra metal!

Desculpem-me pela minha frieza, mas eu não consigo encarar a morte de alguém atropelado por um trem como uma tragédia. Isso para mim é coisa de quem abusa. Igual a quem bebe, dirige, bate o carro e morre. Igual a quem participa de racha de automóvel e se arrebenta. Porque essa é uma escolha do homem, e não obra do destino. Até porque o trem não sai do trilho, nem se quisesse. E o trem não tem como frear em espaços curtos.

Na minha vida, conheci 2 maquinistas. Ambos trabalhavam na CPTM de São Paulo. E ambos tinham histórias de atropelamentos. Um, por volta de 98/99, acertou um ônibus numa passagem de nível, matando 3 ou 4 pessoas. Dessa vez, devido à falha do equipamento da cancela que não funcionou. Mas ambos relataram os traumas sofridos nesse tipo de acidente. Porque o maquinista infelizmente não tem o que fazer. Já o pedestre…

Deixe um comentário

