Para tudo!

Publicado: 16 de abril de 2010 por Kzuza em Trabalho
Tags:, ,

Opa, para tudo porque eu quero descer! Resolvi dar 5 minutos na correria que tem sido meu trabalho nas últimas semanas para tomar um ar. Sim, respirar! Algo que eu tenho feito pouco ultimamente. O trabalho tem sido intenso por conta do projeto no qual eu comecei a trabalhar.

Mas peraí, alguém sabe o que é um projeto? Uma das definições mais conhecidas, e difundida pelo PMI – Project Management Institute, é a de que um:

“Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”.

Temporário porque tem um começo e um fim definidos. E esse projeto pode ser executado, controlado e monitorado.

Há! Mas esse é o mundo de Alice!

Eu sinceramente não escolhi minha profissão. Nunca. O que eu faço ocorreu meio por acaso. Se eu fosse escolher algo para fazer, eu seria médico, ou bombeiro, ou piloto de avião, ou qualquer profissão nobre. Não analista de sistemas. Não gerente de projetos.

Não acredito que, mesmo hoje, existam crianças que digam para seus pais que querem ser um profissional da informática no futuro. No máximo, pensam em mexer com computador. Mas até aí, mesmo um balconista de padaria mexe com computador hoje em dia.

E aí vim parar nesse mundo da Tecnologia da Informação. Sem querer. Porque eu tinha mais facilidade. Porque era mais fácil para mim, porque me dava um dinheiro razoável. E não posso dizer, no fim das contas, que não gosto nada do que faço. Só digo que não é o que eu quero fazer para o resto da minha vida.

Isso porque, como o Math já comentou antes, essa área é ingrata. Porque quem ganha dinheiro mesmo com isso são as empresas de TI, e não os funcionários de TI. As empresas aumentam seus lucros, enquanto seus funcionários arcam com cada vez mais divórcios, úlceras e doenças. Ah, e o stress, do qual eu não compartilho.

E sabe por que? Porque tem muito dinheiro em jogo. E porque as empresas gostam de torrar dinheiro com TI e f%der com a vida daqueles que trabalham com isso. Porque projeto nenhum termina dentro do prazo desejado. Porque os custos aumentam demais no decorrer do projeto.

Ninguém gosta de planejar. Clientes gostam de sonhar. E as empresas prestadoras de serviço são gananciosas. E acham que podem realizar sonhos, só que ninguém se lembra de que sonho não é realidade. E todo mundo investe rios de dinheiro em sonhos. De forma desenfreada. E os responsáveis por realizar os sonhos somos nós, custe o que custar. Mesmo que no final o resultado dessa utopia seja bem diferente do que foi sonhado, que leve duas vezes mais tempo para ser realizado, e que custe 3 vezes mais do que esperado. Porque assim é o mundo dos projetos.

É, acho que é isso. Ufa! Desabafei! E acho que entendo cada vez mais um pouquinho desse mundo tão turbulento no qual trabalho…

Deixe um comentário

