É culpa da INVEJA!

Publicado: 6 de abril de 2010 por Mathias em Cotidiano, Política, Trabalho
Tags:, ,

Olha só…

Zuza, vou tentar mostrar um novo panorama político, pois eu me acho entendido em política, mas na verdade sou um apenas um curioso metido a intelectual.

É que eu sempre me interesso por assuntos que rondam o nosso dia-a-dia, estando em ano de eleição presidencial nada mais natural do que ler sobre assuntos políticos.

Poderia desenvolver o texto relatando as falcatruas da política brasileira, mas queria aprofundar o tema e abordando uma ideologia política que não deu certo, o Comunismo.

Por coincidência assisti a um filme chamado “Círculo de Fogo“, um romance bacana de um Franco-Atirador Russo em meio a 2a Guerra Mundial.

Tempos de guerra e a Rússia ainda estava em pleno regime “Socialista” de Stalin (Totalitário), combatendo o Nazismo Alemão em Stalingrado.

No desenrolar do filme rolou os clichês hollywoodianos do mocinho, a mocinha e uma disputa pelo seu amor.

O fato é que o filme transmitiu algumas cenas do Regime Socialista de Stalin e monstrou, de forma peculiar, as razões do fracasso do Socialismo Russo, e na minha humilde opinião a decadência do regime nos demais países Socialistas (Acho que é tão peculiar que só eu notei), hoje restam Cuba, a Ilha do Barbudo, e a China, que carrega o Comunismo Maioísta como papel meramente decorativo.

Voltando ao filme…

Em um diálogo os dois soldados amigos, Danilov, o soldado esperto, externa sua inveja ao saber do amor da mocinha pelo seu amigo, o franco-atirador humilde e idolatrado.

É explícito o fator ideológico ao expor a “inveja” do amor, criando um conflito com a ideologia Comunista e dos anseios humanos.

A inveja é um dos sentimentos que tornam o Comunismo um regime político utópico, o Comunismo tira dos homens as suas expectativas de crescimento, a livre iniciativa e o instinto humano de ser mais eficiente quando temos uma recompensa.

Quando se tira recursos dos mais produtivos para os menos produtivos, se contribui para a ineficiência do sistema, seja ele económico ou social.

É intuitivo! A pessoa que não vê uma recompensa maior pelo seu esforço, tende a produzir menos, dessa forma todos são equiparados para baixo, p.e, você está estudando e o seu Professor (Um Petista convicto, rs) decide dividir a nota da classe de forma igualitária entre todos da turma, imagine o que vai acontecer?

Em conjunto com o tema compare os nossos atuais programas sociais ao modelo Socialista e veja como as semelhanças são evidentes.

A humanidade precisa evoluir muitos anos para compreender a filosofia de Karl Marx e Engels, a fim de tornar o Comunismo mais realidade do que um pensamento Utópico.

FUI! Mathias

Ouvindo: Garotos Podres – Anarquia OI!

PS: O Vocalista da banda Garotos Podres (José Rodrigues “Mao” Jr) é doutor em história da USP, e estuda a Revolução Cubana e o Comunista.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s