Por que o vôlei não empolga?

Publicado: 15 de março de 2010 por Kzuza em Geral
Tags:,

Ultimamente tenho acompanhado mais de perto uma modalidade esportiva da qual sempre gostei: o vôlei. Talvez porque seja o único esporte que eu tenha conseguido praticar com certa habilidade. Ou talvez porque o futebol tenha se tornado muito mais um negócio do que propriamente um esporte.

E também fica mais fácil. Tem um ginásio perto de casa. A cidade de São Caetano possui dois representantes, um feminino e outro masculino, disputando o maior campeonato do país: a Superliga. E por enquanto, os jogos tem entrada gratuita.

Sendo o vôlei a modalidade de esporte coletivo que mais trouxe medalhas para o Brasil até hoje, sendo que a seleção feminina é a atual campeã olímpica, sendo que os melhores jogadores do mundo são daqui, por que o vôlei não empolga? Por que a mídia não dá a atenção devida ao esporte? Por que é tão difícil encontrar informação especializada a respeito do vôlei?

O time feminino do São Caetano conta com as atuais campeãs olímpicas Mari, Sheila e Fofão, além da cubana tricampeã olímpica Regla Bell. O time masculino do Pinheiros conta com nada menos que Giba, Rodrigão, Gustavo e Marcelinho, medalhistas olímpicos. O time feminino do Pinheiros está se alternando na liderança da Superliga com o Sollys Osasco. Os jogos tem sido verdadeiras batalhas. E ninguém vê? Ou melhor, só vêem o que interessa?

Algumas equipes tem um (pouco) prestígio maior, como é o caso do Sollys Osasco e do Unilever, no feminino, e do Florianópolis, no masculino. Porque já ganharam títulos importantes. Mesmo assim, só são lembrados nas finais. Ou você já viu alguma capa de jornais que se dizem “esportivos” a respeito desses times?

Mas eu consigo entender. No vôlei não há pancadaria. É raro ter violência nos ginásios. As torcidas não se matam. Os times não se envolvem em polêmicas. Os jogadores se respeitam. A batalha se dá dentro de quadra, e não nos bastidores. E isso, realmente, não interessa à maioria da nossa população.

Devo tirar o chapéu aos jogadores e comissões técnicas desses verdadeiros representantes do esporte nacional. São verdadeiros guerreiros. Fazem de um esporte tão pouco privilegiado aqui o melhor do mundo!

Anúncios
comentários
  1. Rodrigo disse:

    Po, faltou falar que o volei feminino é até um incentivo aos tarados de plantao, pois as “mina” la tem cada pernao….

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s