Trotes

Publicado: 1 de março de 2010 por Kzuza em Comportamento
Tags:, ,

Acho que está todo mundo de saco cheio de ler o que eu escrevo aqui sobre hipocrisia e sobre como a mídia distorce as informações, mas vou continuar escrevendo sobre isso.

Ontem o Fantástico mostrou uma reportagem sobre trotes violentos nas faculdades de São Paulo. O caso mais alarmante foi da Universidade de Mogi das Cruzes, onde veteranos humilhavam os calouros de diversas formas.

Bem, desde que eu me conheço por gente, trote sempre existiu nas faculdades. E acho super legal, desde que se mantenha sempre o respeito. Brincadeira é sempre saudável. Assim como é bacana tirar sarro do outro quando o time dele perde, ou quando o seu ganha. O problema é que ninguém sabe o limite.

Só acho estranho a apresentadora do programa questionar: “Que tipo de profissionais essa faculdade vai formar?”.

Opa, aí está um grande equívoco: jogar na conta da faculdade a responsabilidade de se fazer com que os alunos respeitem uns aos outros. É claro que a instituição de ensino tem sim sua obrigação de fiscalizar e de reprimir esse tipo de atitude, mas o problema está muito antes do cara chegar na faculdade. O problema vem do berço. Vem do infeliz não conhecer limites desde cedo (como o próprio Math escreveu no post Crianças II).

Acho que a pergunta mais apropriada seria: “Que tipo de filhos os pais de hoje estão criando?”.

Essa é a cultura do brasileiro, a de transferir responsabilidades. É difícil quem assume a responsabilidade por algo que ocorreu. A culpa do filho ter reprovado de ano é da escola. A culpa do país não ir pra frente é dos políticos corruptos. A culpa do emprego ser uma porcaria é do chefe. E nós? Somos sempre as vítimas?

Deixe um comentário

